quarta-feira, 20 de maio de 2009

Alimentação Saudável

· Plano de Aula: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

· Duração: 5 aulas

· Faixa etária: 9 e 10 anos ( 3ª e 4ª série- Ciclo Inicial- Fundamental I)

· Eixo Temático: Saúde e Meio Ambiente

· OBJETIVOS:
De acordo com o PCN’s dos Temas Transversais de Saúde e Meio ambiente este plano tem por objetivos levar a criança a:

* Desenvolver e adotar hábitos nutritivos saudáveis;
* Conhecer os benefícios e prejuízos causados pela má alimentação
* Diferenciar produtos industrializados e naturais;
* Prejuízos dos Agrotóxicos para o meio ambiente;
* Ações de preservação do meio ambiente;
* Relação campo-cidade;

· JUSTIFICATIVA:
Fazer com que os alunos conheçam hábitos alimentares saudáveis, destacando os benefícios que uma alimentação rica em produtos naturais podem trazer ao organismo. Porém, é importante que esses hábitos sejam criados desde a infância, primeiramente dentro de casa, mostrando a todos os envolvidos que uma alimentação a base de produtos naturais trazem não só benefícios ao corpo, mas também colabora com a preservação do meio ambiente.

Essa relação, boa alimentação com o meio ambiente traz aos alunos a oportunidade de conhecerem desde os procedimentos utilizados para a produção dos produtos orgânicos até os materiais utilizados (agrotóxicos) para a produção do mesmo.

Conhecendo então os benefícios de uma alimentação saudável, a base de produtos naturais, a importância dos produtos orgânicos e sua colaboração que a sua produção traz para a preservação do meio ambiente, nossos alunos terão condições de desenvolver novos hábitos alimentares, de posicionar-se de maneira crítica em relação aos produtos industrializados, de conhecerem e utilizarem formas de intervenção sobre fatores desfavoráveis á saúde, presentes na realidade em que vivem, agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva.

· 1ª AULA
· OBJETIVOS:
· Conceituar com os alunos à alimentação saudável e sua necessidade para a saúde;
· Analisar hábitos alimentares;

Iniciaremos o tema listando com os alunos os alimentos que comem normalmente, discutiremos os que eles gostam e não gostam de comer. Falaremos também sobre os benefícios de uma boa alimentação à base de produtos naturais e como os alimentos industrializados (que contém química) prejudicam nossa saúde.

Mostraremos imagens de alimentos variados, frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, lanches (Mc Donalds, Bob’s etc.), batata frita, salgadinhos, balas etc. Falaremos também sobre a origem destes alimentos.

· ATIVIDADES:
Dividiremos a classe em 7 grupos com 5 alunos cada, para que os mesmos façam uma lista dos 10 alimentos que eles mais gostam e os 10 alimentos que eles não gostam.

· DISCIPLINAS:
· PORTUGUÊS => confecção da lista, desenvolvimento da linguagem escrita.
· MATEMÁTICA => Construção de gráficos, apresentação dos tipos de gráficos e tabelas.

· 2ª AULA
· OBJETIVOS:
. Classificação pelos alunos, dos alimentos industrializados e os alimentos naturais;
· Benefícios de prejuízos dos alimentos industrializados;

Com a lista produzida pelos alunos em mãos, os grupos se reunirão para a produção de um painel com figuras dos alimentos mais votados, os painéis serão intitulados: O QUE EU GOSTO DE COMER E O QUE EU NÃO GOSTO DE COMER.
Com os painéis prontos os grupos deverão classificar os alimentos industrializados e os alimentos naturais.
MATERIAL: Revistas e encartes promocionais de supermercados, cartolina, cola e tesoura.

· ATIVIDADE:
Montar os painéis e classificar a origem dos alimentos.

· DISCIPLINAS:
· ARTES => Confecção do painel, conhecimento da linguagem artística como forma de expressão.
· CIÊNCIAS => industrialização dos alimentos, agricultura, cultivo de verduras e legumes.
· GEOGRAFIA => Diferença entre a vida na cidade e a vida no campo, seus benefícios e prejuízos sociais.

· 3ª AULA
· OBJETIVOS:
· Deixar claro aos alunos o quanto a produção dos alimentos influi no Meio Ambiente.

Passaremos um vídeo: Super Size-me, sobre Alimentação e Meio Ambiente.
Após o vídeo formaremos uma roda de conversa sobre o vídeo, a importância de uma alimentação saudável e as conseqüências para a nossa saúde. Também daremos ênfase aos
produtos orgânicos como opção de alimentação, falaremos então sobre a produção, utilização dos agrotóxicos, benefícios para a natureza etc.

Em seguida, os alunos irão para a horta da escola, onde poderão plantar as sementes, observarem os diferentes tipos de solo utilizados para plantio além de terem o contato com a terra, adubo etc. Esta atividade será acompanhada pelas crianças semanalmente, onde poderão acompanhar e registrar as diferentes fases do crescimento de cada semente.

MATERIAL NECESSÁRIO: SEMENTES

· ATIVIDADES
Vídeo, ida à Horta e registro das atividades.

· DISCIPLINAS:
· GEOGRAFIA => Tipos de solo, tipos de agricultura, agrotóxicos, etc.
· LINGUA PORTUGUESA => Registro das atividades e pesquisa sobre Produtos Orgânicos.

· 4ª AULA
· OBJETIVOS:
· Mostrar aos alunos os procedimentos desde a preparação do solo até a venda final dos produtos orgânicos.
· Apresentar a diferença entre Hidropônico e Agricultura Orgânica

Conversaremos sobre a produção, o resultado para a natureza e a venda dos produtos. Compreender a
diferença entre alimentos Hidropônicos e Orgânicos, formando assim conceitos de alimentação saudável.

No laboratório de informática a classe terá a oportunidade de pesquisar na internet maiores informações sobre a importância dos produtos orgânicos para a saúde e o meio ambiente.

· ATIVIDADE:
Pesquisa na internet

· DISCIPLINAS:
· INFORMÁTICA => Pesquisa e conhecimentos básicos de informática, benefícios e cuidados com a internet Língua Portuguesa e Ciência.
· PORTUGUÊS => Contato com textos informativos.

· 5ª AULA
· OBJETIVOS:
· Colocar os alunos em contato com os produtores de produtos orgânicos;
· Contato com a variedade de alimentos;
· Realização do piquenique natural da sala.

O passeio tem o objetivo de colocar os alunos em contato com os produtores/ vendedores que poderão tirar dúvidas e apresentar a variedade de produtos.
Combinaremos o roteiro, os horários de lanche, saída etc e também convidaremos a família de cada aluno, para participarem do nosso piquenique, onde só poderemos levar produtos naturais (sucos de frutas, frutas, lanches naturais etc).

Pesquisaremos na internet receitas, lanches e outras opções que poderemos utilizar em nosso piquenique natural.
Conversaremos sobre a história do Parque, os eventos que ocorreram no passado, as atividades encontradas, os espaços para o público etc.
Concluindo o trabalho, estaremos conversando sobre as mudanças de hábitos que podemos ter em relação à nossa alimentação, nos benefícios para a nossa saúde e o quanto estaremos influenciando na preservação da natureza.

· ATIVIDADE:
Pesquisa na internet e montagem do roteiro do nosso passeio, entrevistas com os produtores e com os clientes da feira.

· DISCIPLINAS:
· INFORMÁTICA => Pesquisa e conhecimento de sites
· PORTUGUÊS => Registro da atividade
· MATEMÁTICA => O que e, quanto de cada produto ira comprar

· OBSERVAÇÕES: Durante as próximas 4 semanas haverá um acompanhamento da sala sobre o crescimento das sementes plantadas na horta. Haverá registros dessas atividades.

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